O que são otites?

O termo otite traduz uma inflamação / infecção no ouvido. A otite média (que afeta o ouvido médio) é a mais frequente, podendo no entanto ocorrerem otites no ouvido externo e no ouvido interno. Assim, conforme a sua localização no ouvido, podemos identificar os seguintes tipos de otite:

  • Otite média - Se a infeção afeta o ouvido médio (otite mais frequente);
  • Otite externa - Se a infeção afeta o ouvido externo;
    • Labirintite (otite interna) - Se a infeção afeta o ouvido interno;
  • Dizemos que estamos perante uma otite aguda quando existe um episódio infecioso em que os sintomas possuem uma duração inferior a 4 semanas. A otite crónica é uma perturbação inflamatória ou infeciosa cuja duração se arrasta no tempo, tipicamente quando os sintomas se estendem por mais de 12 semanas.

    O termo otite utilizado isoladamente refere-se, por regra, à otite média aguda, devido à sua elevada incidência, fundamentalmente na infância. Entre as várias classificações possíveis para a otite média, a mais frequentemente utilizada pelos clínicos, devido à sua simplicidade, é a de miringite (inflamação da membrana do tímpano sem envolvimento do ouvido médio), otite média aguda, otite média com derrame e otite crónica.

    Sinais e sintomas da otite média aguda

    Como principais sinais e sintomas da otite média aguda, podemos referir:

    • Os principais sintomas da otite média aguda nas crianças são: febre, dor de ouvido, agravada durante a noite e perda auditiva temporária. Estes sintomas habitualmente surgem de forma súbita (de repente);
    • Em lactentes e crianças pequenas, o diagnóstico pode ser mais difícil, pois os sintomas são menos típicos, podendo incluir irritabilidade, choro frequente, recusa alimentar, esfregar o ouvido com a mão, vômitos, diarreia e sintomas de rinite e de bronquiolite;
    • Os sinais otoscópicos na otite média aguda são o abaulamento, diminuição da mobilidade e opacificação da membrana do tímpano, bem como a presença de otorreia (saída de secreção purulenta pelo ouvido);
    • A perfuração espontânea do tímpano no decorrer da otite média aguda é uma ocorrência comum. O paciente sente um súbito alívio da dor e melhoria da audição, associado à saída de secreção pelo ouvido (otorreia), que pode ser sero-mucosa, purulenta ou sanguinolenta. A perfuração do tímpano e a otorreia podem permanecer durante semanas, levando à otite média crónica supurativa (otite purulenta) ou simplesmente desaparecer espontaneamente após poucos dias.
    • A otite serosa ,otite média com derrame ou otite média secretora, caracteriza-se por uma inflamação do ouvido médio, sem sinais inflamatórios agudos e derrame seromucoso, é frequente após a resolução de uma otite média aguda, podendo resolver espontaneamente após 1 a 3 meses. Do ponto de vista clínico esta otite média serosa caracteriza-se fundamentalmente por uma perda auditiva ligeira a moderada (sensação de ouvido tapado). 


    E é sobre este post que me vou debruçar nos próximos post para contar um pouco a nossa experiência.

    DENTINHOS A ROMPER

     

    © 2019 A mãe da João. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Webnode
    Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora